
Como ficará o reajuste do aluguel em 2022?
Aluguel - 3 de janeiro de 2024
O ano apenas começou e as incertezas ainda são muitas, no entanto, no que se refere à moradia, as expectativas são bem mais promissoras e, de acordo com especialistas da área, o reajuste do aluguel em 2022 não deve ser tão impactante como nos últimos anos.
Além disso, há um novo projeto de lei circulando na Câmara, que prevê um limite para tal atualização e que ela não ultrapasse o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).
Por isso, hoje a gente preparou este post com algumas dicas e informações úteis sobre o tema para você que pretende renovar ou alugar um imóvel em 2022 e, claro, aproveitar as melhores oportunidades.
Afinal, o que esperar do reajuste do aluguel em 2022?
O ano já virou e, como de costume, sempre é previsto o reajuste de aluguéis. No entanto, vale destacar que em momentos de crise, essa expectativa é muito variável e carrega consigo uma série de fatores e aspectos que precisam ser levados em consideração.
Começando pela inflação crescente, os últimos anos foram marcados pelo aumento consecutivo nos preços dos aluguéis. Mas para 2022, especialistas já apontam para uma leve normalização do cenário econômico e, portanto, para reajustes menores nos aluguéis também. Outra novidade é que o projeto de lei 631/21 prevê o congelamento dos reajustes de aluguéis de qualquer modalidade – residencial ou comercial – até o final de 2022. Porém, a ideia ainda circula na Câmara e aguarda as próximas etapas de decisão.
E como lidar com o reajuste do aluguel em 2022?
Se você já aluga ou pretende alugar um imóvel em 2022, certamente chegou até aqui buscando informações sobre como ficará o reajuste do aluguel esse ano e, principalmente, como lidar com essa variação.
Então, vamos lá! Enquanto não há definições de regras oficiais ou melhorias conclusivas do cenário econômico, a saída é negociar! Assim, separamos algumas dicas abaixo:
Para quem vai renovar o aluguel em 2022
Se você já aluga e pretende renovar o contrato, mas está com um pé atrás sobre o reajuste do aluguel em 2022, o momento é agora para sentar e discutir com o proprietário ou a imobiliária. Afinal, a Lei do Inquilinato (LEI No 8.245) já prevê a livre negociação sobre o valor do reajuste de aluguéis no país e é direito do inquilino tratar o assunto com o contratado.
Além disso, a situação econômica do país e as incertezas sobre o futuro da pandemia geram um momento em que negociar é a melhor saída para ambas as partes.
Para quem pretende alugar em 2022 Se você pretende alugar um novo imóvel em 2022 e já espera valores mais atualizados, a dica aqui é pesquisar bem e, mais uma vez, praticar o seu lado comercial com as imobiliárias. Por isso, busque sempre empresas abertas à negociação e com ampla variedade de imóveis, facilitando assim a sua escolha e flexibilizando a sua decisão final.
Em resumo, essas são algumas dicas essenciais sobre como ficará o reajuste do aluguel em 2022 e como lidar com essa variação em momentos delicados como o que estamos vivenciando hoje.
Curtiu? Quer encontrar um aluguel perfeito e que cabe no seu orçamento, com total transparência e flexibilidade de negociação. Então, consulte as opções da Imobiliária Balbás.
