
O que você precisa para conseguir um crédito imobiliário?
Comprar um imóvel - 3 de janeiro de 2024
Diferentemente do que muitos imaginam, conseguir um crédito imobiliário por meio de um financiamento não é uma tarefa tão difícil assim, desde que você atenda aos requisitos e exigências da instituição financeira.
E cá entre nós, a competitividade dessas empresas é tão grande hoje em dia, que cada vez mais, estão facilitando tal processo e concedendo créditos mais facilmente aos interessados em investir em seus imóveis.
Claro, que tudo vai depender das características, valores e condições apresentadas. Porém, no geral, veremos com mais detalhes tudo o que é preciso a seguir!
O que é um financiamento imobiliário na prática?
Antes de saber como conseguir um crédito imobiliário, vale explicar mais detalhadamente sobre o que é um financiamento.
Sendo assim, podemos resumir esse processo como um tipo de empréstimo com condições exclusivas para fins de aquisição de um imóvel.
Ou seja, trata-se de um crédito concedido por uma instituição financeira que deve ser utilizado unicamente em negociações de compra e venda de uma propriedade.
Por isso, o financiamento imobiliário se difere de outros tipos de empréstimos, o que pode ser facilmente notado em fatores como: prazo de quitação (até 35 anos), percentual dos juros embutidos, entradas e tetos de valores a serem emprestados.
E como conseguir um crédito imobiliário?
Como bem destacamos, podemos dizer que, hoje, conseguir a aprovação de um crédito imobiliário está cada vez mais fácil do que em comparação a algumas décadas atrás.
E isso se dá por diferentes motivos, desde a maior capacidade e acesso a dados dos interessados por parte das instituições, até a questão do crescimento da competitividade do mercado.
Por isso, é possível resumir como exigências básicas para conseguir um crédito imobiliário os seguintes fatores:
- Ser maior de 18 anos;
- Comprovar renda suficiente de acordo com o requisita pela instituição;
- Apresentar “nome limpo” na praça;
- Ter cadastro regularizado como pessoa física.
Evidentemente que, em cada caso, há avaliações específicas a serem negociadas com o banco credor e que tal instituição pode requerer outros aspectos a depender do risco, valor e tipo de negociação.
Quando o crédito imobiliário é liberado?
Essa é também uma questão variável e que vai depender do processo de avaliação de cada instituição financeira credora.
No entanto, de uma forma geral, esse valor é concedido ao interessado cerca de 30 a 40 dias após a aprovação de seu cadastro.
Quais são os tipos de financiamentos imobiliários no Brasil? Há diferentes tipos de financiamentos imobiliários no país para se conseguir um crédito. Abaixo, listamos os principais deles:
- SFH – o mais antigo e comum, que aceita recursos da caderneta de poupança e do FGTS do comprador;
- SFI – usado para imóveis que ultrapassam o teto do SFH;
- Construtoras – financiamento realizado diretamente na compra de uma planta ou imóvel pronto pertencente a uma construtora.
Em resumo, esse é um pequeno apanhado de informações e dicas básicas sobre como conseguir um crédito imobiliário e investir naquele imóvel dos sonhos e com os recursos necessários para a negociação.
E se você quer saber mais detalhes e conhecer algumas propriedades com as melhores condições na cidade de São Paulo, não deixe de conversar com um de nossos corretores.