
Dicas para não se enrolar na hora de fazer um financiamento imobiliário
Financiamento imobiliário - 3 de janeiro de 2024
Se você vai iniciar um financiamento imobiliário e quer ter mais segurança e garantia na hora de assinar o contrato e evitar apertos e dores de cabeças inesperadas ao longo do compromisso, é bom se planejar e conhecer algumas dicas imbatíveis para não cometer erros.
Afinal, tal planejamento costuma ser longo e tem um peso significativo em nossa vida financeira. Portanto, é muito recomendado saber negociar e definir bem seus planos do início ao fim do financiamento.
E para ajudar você nessa jornada, nós destacamos as seguintes dicas. Confira!
Como funciona um financiamento imobiliário?
O financiamento imobiliário é um tipo de empréstimo concedido por instituições financeiras, com o intuito exclusivo de facilitar a compra de imóveis. Assim, suas condições e taxas são bem mais atrativas do que empréstimos comuns.
Em geral, tal modalidade conta também com prazos mais longos, de até 35 anos e podem cobrir até 90% do valor do imóvel.
Para a aprovação do crédito, as instituições financeiras avaliam uma série de fatores do comprador, entre elas as condições e garantias de pagamento das parcelas, que em geral, tem uma base de cálculo de 30% de sua renda total.
E como evitar de se enrolar em um financiamento imobiliário?
Sabendo o básico sobre como funciona um financiamento imobiliário, vamos destacar agora algumas dicas essenciais de como evitar se enrolar com as prestações e valores ao longo do compromisso. Confira!
Tenha a vida financeira organizada
Um fator de extrema importância ao assumir um financiamento imobiliário é ter uma vida financeira organizada. Ou seja, não possuir dívidas em aberto, estar com as contas em dia, não se comprometer com gastos que não tem a certeza de que possa arcar, ter uma renda satisfatória e que cubra os custos do período etc.
Avalie todas as condições do contrato
Cada banco e instituição financeira oferece financiamentos imobiliários específicos e com condições diferenciadas para cada caso.
Portanto, antes de assinar qualquer contrato, leia com atenção todas as cláusulas, confira as taxas inclusas, valores dos juros, o prazo acordado e, se necessário, apresentar contrapropostas para flexibilizar a negociação.
Busque alternativas
Como bem destacado, cada banco e instituição financeira vai apresentar seus diferenciais na hora de oferecer um financiamento imobiliário a você.
Logo, você não precisa necessariamente fechar o contrato com o seu banco, podendo negociar com outras empresas e pesquisar por soluções que melhor se encaixam às suas necessidades e desejos.
Consulte antes uma imobiliária de confiança
Muitas vezes a melhor forma de acertar na escolha do financiamento imobiliário é com a indicação e experiência de corretores, já que tais profissionais já estão acostumados e conhecem bem as condições propostas por cada instituição financeira.
Além disso, uma imobiliária de confiança já vai realizar todo o procedimento para seus clientes, economizando assim pesquisas, tempo e até mesmo custos desnecessários com tal contrato.
Em resumo, essas são algumas dicas básicas sobre como evitar maiores dores de cabeças e acabar se enrolando com um financiamento imobiliário, caso isso seja realizado sem o devido planejamento e sem o suporte profissional de quem entende do assunto.