O que é um seguro de financiamento imobiliário?

Financiamento imobiliário - 3 de janeiro de 2024


Se você está pensando em financiar um imóvel, é muito importante conhecer mais a fundo o seguro de financiamento imobiliário, apólice essa que é obrigatória e se faz presente dentro das parcelas a serem pagas pelo comprador.

Além disso, é somente com o devido acordo com este tipo de seguro que o valor do financiamento é liberado pela instituição financeira.

Sendo assim, para ficar mais por dentro do tema e entender melhor como funciona o seguro de financiamento imobiliário no Brasil, nós preparamos este post com informações e dicas úteis.

Vamos conferir? Então, boa leitura!

É preciso contratar sempre o seguro de financiamento imobiliário?

Talvez muita gente não faça ideia, mas sempre que inicia um financiamento imobiliário com um banco ou com uma construtora, parte da parcela a ser paga contará com uma taxa referente à contratação obrigatória do seguro.

Por isso ele é desconhecido por muitos, justamente por fazer parte do “bolo”. Ou seja, você não precisa procurar uma corretora por fora, já que o serviço é incluído automaticamente no momento do financiamento com a instituição.

Assim, é importante ter em mente que as parcelas financiadas, basicamente são compostas por: amortização (valor emprestado), juros e seguro.

E para que serve o seguro de financiamento imobiliário?

O financiamento de um imóvel é uma modalidade de longo prazo e que pode gerar riscos ao comprador, o que requer alternativas de proteção e segurança ao crédito e contra possíveis danos e acontecimentos envolvendo a pessoa ou o imóvel.

Sendo assim, o seguro de financiamento imobiliário funciona como uma garantia para a quitação do empréstimo junto a seus credores, possibilitando recursos e coberturas em casos de diferentes ocorrências.

Que tipos de coberturas são garantidas neste seguro?

Há dois principais tipos de coberturas asseguradas pelo seguro de financiamento imobiliário no Brasil, sendo a primeira voltada ao comprador e a segunda focada na propriedade em si.

Confira!

MIP – Seguro de Morte e Invalidez Permanente

Essa modalidade do seguro de financiamento imobiliário via garantir a quitação do saldo restante caso haja morte ou invalidez permanente do contratante ou de um dos integrantes da renda familiar acordada no contrato.

Logo, por essas características, a alíquota do seguro tem como base a idade dos interessados, assim como uma cobertura específica para cada contratante.

DFI – Seguro de Danos Físicos do Imóvel

Essa modalidade visa cobrir possíveis prejuízos ao imóvel por fatores externos, que devem estar devidamente previstos no contrato. Sendo assim, pode haver diferentes tipos de apólices disponíveis, bem como valores de quotas e coberturas específicas para cada caso.

Sendo assim, na prática, o valor é adicionado às parcelas do financiamento e, caso venha a ocorrer algum incidente com a propriedade, o seguro deverá arcar com o montante para a recuperação ou indenização do contratante.

Enfim, essas são algumas dicas essenciais sobre o Seguro de Financiamento Imobiliário, suas modalidades e coberturas possíveis e a importância de conhecer um pouco mais sobre esse tipo de compromisso assumido automaticamente sempre que se financia um imóvel. Gostou? Então, aproveite para visitar nosso blog e confira muitas outras dicas sobre o setor imobiliário.