
4 estratégias para investir em imóveis para aposentadoria
Imóveis para aposentadoria - 3 de janeiro de 2024
Investir em imóveis para aposentadoria ainda é considerado uma das melhores e mais seguras estratégias que podemos tomar ao longo da vida. No entanto, especialistas reforçam que não basta simplesmente ter os valores disponíveis e escolher o que comprar.
Hoje, com o ritmo de valorização e de desenvolvimento de regiões específicas nos grandes centros urbanos, definir onde, quando e porque investir naquele imóvel é fator fundamental para se obter melhores resultados no futuro.
Por esse motivo, nós preparamos este post com 4 dicas básicas para quem quer investir em imóveis para aposentadoria a acertar em cheio nessa decisão.
Vamos conferir?
1. Compre na planta e diretamente com a construtora
Se houver essa possibilidade, prefira! Isso porque, indiscutivelmente, quem compra um imóvel na planta consegue vantagens exclusivas com a construtora, tanto no valor final do apartamento, como nas condições de pagamentos e de financiamento.
Além disso, estamos falando aqui de um investimento para a sua aposentadoria. Assim, consideramos a ideia de que tal imóvel não seria urgente para ser ocupado de imediato, certo?
Ou seja, se você está pensando no futuro, no retorno que este imóvel pode gerar e na valorização do mesmo, não hesite em começar sua pesquisa por empreendimentos novos e na planta.
2. Se for para alugar, confira os pontos positivos da região
Se você pretende investir em um imóvel para aposentadoria no intuito de ter uma renda com a locação do mesmo no futuro, um ponto importante é levar em consideração o desenvolvimento do bairro, projetos e investimentos públicos na região e a infraestrutura oferecida.
Por exemplo, metrô, shoppings, parques, mercados e escolas são fatores que valorizam tal localização. Além disso, novos empreendimentos, investimentos públicos futuros e proximidade com pontos estratégicos da cidade também ajudam a prever quanto valerá o aluguel do apartamento amanhã.
3. Se for para morar, leve em consideração a infraestrutura do empreendimento
Comprar para morar no futuro também é uma forma de investimento para aposentadoria. No entanto, nesse caso, é sempre mais indicado levar em consideração a infraestrutura do imóvel e do empreendimento em geral, focando no conforto, na qualidade de vida, na segurança e bem-estar, seu e de sua família.
Não é à toa que os tipos de imóveis mais buscados para este fim estão dentro de condomínios completos, em bairros mais valorizados e com acesso facilitado a tudo.
4. Cuidado com imóveis muito antigos
Não há problema nenhum em preferir investir em um imóvel usado. Pelo contrário, esta estratégia tem também suas vantagens, como possibilidade de ocupação ou de locação imediata.
Por outro lado, é muito importante ter certa precaução ao escolher esse tipo de apartamento, em especial, em relação a alguns fatores básicos, como: infraestrutura do prédio, custos com manutenções e reformas, segurança etc. Assim, se a ideia é investir em um imóvel usado para aposentadoria, a dica é recorrer a uma corretora de confiança e conversar com o corretor sobre suas necessidades e interesses, permitindo assim uma escolha mais assertiva, estratégica e segura.
Em resumo, essas são algumas dicas essenciais sobre como investir em imóveis para aposentadoria sem grandes riscos e com resultados muito mais satisfatórios para o seu futuro. Se você já se decidiu sobre isso, não deixe de conferir algumas ofertas de imóveis incríveis nos melhores pontos da cidade de São Paulo.