4 Dicas para criar uma decoração Minimalista

Institucional - 3 de janeiro de 2024


Pensando em dar aquela repaginada nos ambientes de casa, mas sem precisar gastar uma fortuna ou ter que recorrer a ideias muito batidas e comuns? Bom, que tal então apostar em uma decoração minimalista e usar a criatividade para compor cada local de seu lar com muito bom gosto, eficiência e sem necessariamente investir muito.

Pensando justamente nisso, a gente separou 4 dicas essenciais sobre como criar e montar uma decoração minimalista para a sua casa com ideias bem fáceis e simples de se fazer.

Vamos conferir? Então, anota aí!

Afinal, o que define uma decoração minimalista?

Como o próprio nome já sugere, este tipo de decoração se baseia na ideia de usar menos recursos e materiais, mas em contrapartida, proporcionar o “preenchimento” adequado e eficiente dos ambientes da casa.

Em outras palavras, a decoração minimalista aposta muito mais na qualidade e bom gosto do que na quantidade e variedade de itens que compõe os cômodos.

E tudo isso permite combinar estilos, formatos e arrumações muito mais úteis e inteligentes dentro de casa, agregando economia, praticidade e, claro, beleza estética.

E como criar uma decoração minimalista em seus ambientes?

Muito mais do que dicas práticas ou sugestões de arrumações, a ideia aqui é que você entenda melhor os pilares de uma decoração minimalistas e, dessa forma, consiga escolher e decidir os elementos mais adequados para cada ambiente.

Sendo assim, confira essas boas práticas minimalistas a seguir:

  1. Planeje o ambiente

O primeiro ponto de importância em uma decoração minimalista é o planejamento. Afinal, como a ideia é compor o ambiente apenas com itens realmente necessários e úteis, vale tentar “desenhar” em sua cabeça como eles serão disponibilizados.

Para isso, os objetos de maior importância devem ser pensados primeiro. Por exemplo, em um quarto minimalista, deve-se partir de onde ficará a cama e, a partir daí, tentar planejar a distribuição de outros móveis.

  1. Aposte em painéis e outras alternativas que reduzem espaços

Uma decoração minimalista não significa que você precisa ter somente o básico em casa. Você pode investir naquilo que achar necessário, mas sempre em busca de tornar o ambiente mais “leve” e eficiente.

E para isso é possível, por exemplo, usar painéis ao invés de móveis, móveis dobráveis, portas de correr, armários inteligentes etc.

  1. Cuidado com cores e formatos

As cores utilizadas nos ambientes internos de sua casa influenciam diretamente na decoração e, quando se trata de minimalismo, isso também pode trazer aquela sensação de menos espaços disponíveis no lugar.

Como dica, prefira sempre tonalidades sóbrias e evite muita combinação de cores em um único ambiente. Além disso, tenha cuidado na escolha do design de seus móveis e itens, dando preferência também a detalhes simples e mais delicados.

  1. Atente-se a iluminação

Criar uma decoração minimalista tem como princípio também proporcionar mais eficiência e sensação de espaço, mesmo que o ambiente não seja tão grande.

E a iluminação tem valor direto nesse quesito. Dessa forma, busque aproveitar ao máximo a entrada de luz natural nesses ambientes, estude melhor a disposição de lâmpadas e luminárias e, mais uma vez, tenha cuidado com as cores escolhidas para evitar um local mais “pesado”.

Em resumo, essas são algumas dicas essenciais sobre decoração minimalista e quais os princípios básicos para criar ideias simples que tornem seus ambientes mais eficientes, simples, mas sem abrir mão da beleza e do bom gosto.

Curtiu? Então, compartilhe o post em suas redes sociais e mostre essas dicas a amigos e parentes próximos.