Decoração escandinava: confira as dicas e inspire-se!

Institucional - 3 de janeiro de 2024


Querendo dar aquela repaginada nos ambientes e deixar a casa com um toque mais moderno, elegante e aconchegante? Então, lá vai uma dica imbatível nos dias de hoje: que tal apostar na decoração escandinava?

Considerada tendência atual no mundo inteiro, a chamada decoração escandinava permite misturar elementos clássicos a modernos nos mais diferentes aspectos e agregar uma beleza única aos cômodos, e o melhor, com ideias simples e fáceis de fazer.

Por isso, se quer mudar os ares da casa ou do apartamento com o que há de mais moderno e elegante a nível de decoração, não perca as dicas a seguir.

Vamos conferir?

Afinal, o que é a decoração escandinava?

Com origem em países da Europa Setentrional, como Noruega, Suécia e Dinamarca, a decoração escandinava passou a conquistar o resto do mundo nos últimos anos pelo seu estilo minimalista, mas ao mesmo tempo, que valoriza e abre espaço para novos elementos e acessórios nos ambientes.

As baixas temperaturas desses países e a necessidade de se manter mais tempo dentro de casa, são alguns dos fatores que influenciaram o estilo e agregaram conceitos quase que exclusivos desse tipo de decoração.

Mas indo direto aos detalhes, a decoração escandinava se destaca pela mistura entre elementos minimalistas e sofisticados, onde é possível brincar com cores e formatos modernos, assim como materiais mais neutros e rústicos como madeira e ferro, por exemplo.

Inspire-se em algumas ideias de decoração escandinava

Para colocar algumas ideias de decoração escandinava na prática e dar mais charme aos seus ambientes, nós separamos algumas dicas imbatíveis a seguir. Confira!

Aposte em tons mais neutros

Uma característica exclusiva da decoração escandinava é a combinação de tons e cores mais neutras no ambiente, em especial o branco, o preto e o cinza.

Vale destacar que, claro, é possível trazer cores mais vivas e de destaque nesse tipo de ambiente, mas em geral, elas são trabalhadas em outros elementos, como em uma planta, um quadro ou objeto decorativo.

No entanto, para as paredes, pisos, cômodas, móveis e tapetes, a ideia é combinar esses tons mais neutros, que vão agregar mais elegância e discrição. 

Brinque com formas e linhas

Outro grande diferencial da decoração escandinava é a presença de linhas e formas mais retas, mas que permitem “brincar” com tonalidades e destacar alguns detalhes importantes no ambiente.

Isso pode ser trabalhado, por exemplo, na divisão de paredes com uma parte mais clara e outra mais escura (lembrando que a dica é misturar tons, mas não cores diferentes), em tapetes com formas abstratas, em almofadas no sofá etc.

Invista em detalhes rústicos

A decoração escandinava preza bastante pela modernidade e por elementos que agreguem elegância e finesse no ambiente. Mas nada impede de incluir elementos mais rústicos, desde que não sejam muito brutos e destoam no cenário.

Por exemplo, uma luminária de chão de ferro, mesinhas de cabeceira em madeira, quadros e elementos com cordas, palha ou madeira na parede, entre outras ideias.

Enfim, essas são algumas dicas essenciais sobre a decoração escandinava e porque este estilo se tornou tendência no Brasil e no mundo nos últimos anos. E como bem vimos, suas ideias e conceitos podem ser trabalhados de diferentes formas, agregando mais beleza, elegância e charme em seus ambientes.

Curtiu? Então, compartilhe as dicas em suas redes sociais e marque amigos e amigas que buscam inspirações para renovar a casa. Até a próxima!