Utilizando o financiamento imobiliário como investimento

Investimento imobiliário - 3 de janeiro de 2024


O financiamento imobiliário é uma das formas mais seguras, confiáveis e vantajosas de investir o seu dinheiro. No entanto, muita gente ainda não consegue associar essa prática a um tipo de investimento de fato, e acabam, muitas vezes, a considerando como custo, por exemplo.

Porém, na prática, investir em imóveis, seja para morar, seja para a revenda futura, pode render resultados infinitamente superiores a qualquer tipo de investimento convencional e, o melhor, com baixíssimos riscos para você.

Portanto, se você tem um capital guardado, mas não sabe ainda onde aplicá-lo, confira este post até o final e entenda melhor porque considerar o financiamento imobiliário como investimento estratégico.

Boa leitura!


Por que o financiamento imobiliário é um bom investimento?

Não importa qual seja o seu objetivo com o imóvel novo, investir nesse tipo de compra sempre trará benefícios e ganhos superiores a qualquer outro tipo de investimento.

E para provar isso, nós separamos alguns fatores indiscutíveis a seguir. Confira!


Parcelas que compensam o valor de um aluguel

Supondo que você viva de aluguel atualmente, já parou para analisar que as parcelas de um financiamento imobiliário podem ser semelhantes ou até mesmo inferiores ao que você paga hoje para morar em sua casa?

Vale destacar ainda que em algumas modalidades de financiamento, essas parcelas vão reduzindo a cada mês, o que torna o investimento ainda mais vantajoso que qualquer aluguel por aí.

Fora isso, todo esse valor investido se reverterá em um patrimônio seu no final, no qual você poderá viver sem custos no futuro, revendê-lo, alugá-lo, entre muitas outras possibilidades.


Revenda do imóvel

Outra possibilidade que você terá de ganhar com um financiamento imobiliário é a partir da revenda do imóvel.

Aliás, em muitos casos, dependendo da valorização do bem, é possível ter lucros vantajosos na venda do imóvel, antes mesmo de finalizar o financiamento.

Ou seja, você consegue vendê-lo, repassar o restante das parcelas ao comprador e já ter retornos financeiros extraordinários.


Valorização do bem

Uma outra vantagem indiscutível sobre considerar o financiamento imobiliário como investimento se refere ao processo de valorização desse bem, o que não ocorre em outros tipos de aplicações financeiras. Por exemplo, se você investe em um apartamento na planta em um bairro em pleno crescimento econômico, já no próximo ano é certo de que aquele bem tem valores agregados muito superiores aos de quando você pagou a primeira parcela.

Ou seja, em curto prazo, ainda que o financiamento se mantenha em aberto, você já tem a certeza de que aquele seu patrimônio estará se valorizando gradativamente e que, portanto, os valores aplicados já podem ser compensados numa possível revenda ou mesmo em um aluguel futuro, por exemplo.

Em resumo, essas são algumas dicas e informações úteis que ajudam a desmistificar a ideia de que o financiamento imobiliário não é considerado um investimento. Pelo contrário, é um dos tipos de aplicações mais vantajosos, seguros e com uma enorme flexibilidade de retornos posteriores.

Gostou do post? Quer mais dicas interessantes sobre o tema? Então, aproveite e leia também nosso próximo artigo e saiba como evitar de se enrolar com o seu financiamento imobiliário.