O que esperar do mercado imobiliário em 2022?

Mercado imobiliário em 2022 - 3 de janeiro de 2024


Se nos últimos dois anos você preferiu segurar um pouco os investimentos, saiba que 2022 o cenário deve ficar bem mais favorável, em especial, para aqueles que pretendem comprar um imóvel, seja para ter retornos financeiros, seja para morar mesmo. 

De acordo com especialistas, as principais tendências para o mercado imobiliário no próximo ano são de estabilização de preços, porém seguida de uma significativa retomada da economia.

Em outras palavras, as coisas devem melhorar para o bolso do brasileiro, mas os valores dos imóveis não devem aumentar. Ou seja, é a hora certa para investir!

Confira o artigo até o final e entenda melhor essas perspectivas. Boa leitura!

Afinal, vale investir no mercado imobiliário em 2022?

Tudo indica que sim! Ainda que o ano esteja apenas começando, o horizonte já é bem melhor do que os últimos dois anos atrás.

E o que ajuda a explicar isso é a gradativa normalização das atividades econômicas, o avanço da vacinação e um maior controle da pandemia.

Fora essas questões, o mercado deve se animar um pouco mais por ser ano de eleição e é possível que novos investimentos no setor sejam realizados até lá. Por fim, os números já indicam também uma leve queda na inflação e das taxas de juros, o que aponta para um cenário mais tranquilo daqui para frente.

 Comprar ou alugar um imóvel em 2022? 

No atual cenário, comprar um imóvel novo, de preferência diretamente com a construtora, ainda é o investimento mais vantajoso para o momento.

No entanto, é interessante conferir as condições ofertadas pela empresa e focar nos valores do financiamento.

Em geral, apartamentos na planta ou em fase final da construção costumam ter parcelas semelhantes ao que você gastaria em um aluguel de um imóvel semelhante, de mesmo tamanho e na mesma localização.