O que esperar do setor imobiliário da Zona Leste no Segundo Semestre de 2023?

Mercado imobiliário em 2023 - 3 de janeiro de 2024


Depois de alguns anos de estagnação e até de “esfriamento” nas vendas, é possível dizer que 2022 foi o ano da retomada econômica de várias áreas da economia no Brasil e no mundo, e claro, o setor imobiliário não fica de fora dessa. 

Agora já no primeiro semestre de 2023, o mercado apresentou números que superaram algumas expectativas, e o melhor, tudo isso aponta para um horizonte ainda mais promissor para o segundo semestre do ano, tanto para compra como para venda de imóveis. 

E como não poderia ser diferente, na cidade de São Paulo, a Zona Lesta é a região que mais tem impulsionado o setor na região e, com toda a certeza, vai se manter como o grande destaque para os investidores nos próximos períodos. 

Um breve panorama do setor imobiliário de 2023  

Segundo o painel de indicadores do 4º trimestre de 2022 da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), o mercado imobiliário apresentou um ritmo de crescimento bem satisfatório em relação aos anos anteriores, com um aumento considerável nos números de vendas e entregas pelo Brasil. 

Para se ter uma ideia melhor, o setor imobiliário fechou o período de 12 meses com recorde de faturamento, o que representa um crescimento de 9,2% nas vendas acumuladas. 

E como já era esperado, 2023 iniciou com os mesmos índices, aproveitando o reaquecimento econômico pós-pandemia e por outros fatores que fomentam o mercado atualmente, como estabilização da inflação, programas de incentivo à construção civil e a redução da taxa de juros, ainda que pequena. 

De acordo ainda com a ABRANC, pelo menos 31% dos cidadãos brasileiros pretendem comprar um imóvel ainda este ano, uma das perspectivas mais positivas já vistas em pesquisas no país. 

Que ela se concretize ou não, ao menos indica que o brasileiro está mais atento ao mercado imobiliário e com mais expectativas de investimentos, o que torna as tendências bem promissoras para o setor a partir deste segundo semestre de 2023. 

Zona Leste mantém o destaque para o setor imobiliário de SP em 2023 

Não é de hoje que a Zona Leste se tornou uma das regiões mais cobiçadas do setor imobiliário de São Paulo. Bairros como Tatuapé e Jardim Anália Franco são exemplos notórios dessa transformação nos últimos anos, recebendo investimentos, tanto públicos como privados, e dando novos ares à região. 

Para se ter uma ideia, em 2022, o bairro do Tatuapé foi o mais procurado para a compra e venda de imóveis em toda a capital, se consolidando como uma das regiões que mais fomenta o setor imobiliário da cidade. 

E os motivos que ajudam a explicar essa tendência são muitos! Começando pela qualidade de vida Vs custo-benefício. Afinal, ainda que o preço do m2 valorize a cada ano, os custos de imóveis na Zona Leste ainda são muito mais vantajosos em comparação a outras regiões de alto padrão, como Itaim Bibi, Pinheiros e Mooca, por exemplo. 

Porém, a nível de infraestrutura, lazer, comércio e segurança, o Tatuapé e o Jardim Anália Franco já conseguem superar esses mesmos bairros em diferentes aspectos, o que torna a região muito mais atrativa para os investidores. 

Fora isso, indiscutivelmente a Zona Leste é a localidade que mais tem recebido empreendimentos de alto padrão na cidade, o que tornou um chamariz para quem busca viver bem, com qualidade de vida, modernidade, sustentabilidade e próximo a tudo, sem precisar gastar fortunas incalculáveis. 

O segundo semestre de 2023 é o momento de investir em imóveis 

Como bem destacado, as tendências são as mais positivas dos últimos anos para o segundo semestre de 2023 no setor imobiliário. 

A economia já tem apresentado uma retomada mais solidificada, a inflação já está mais controlada e com perspectivas de queda e as taxas de juros também devem apresentar quedas até o final do ano, o que torna o cenário cada vez mais favorável para quem pretende comprar ou vender seu imóvel no segundo semestre de 2023. 

Quer saber mais e ficar por dentro de outras tendências do setor imobiliário? Então, não deixe de conferir e acompanhar nosso blog. Até a próxima!