Como funciona a precificação por M² no setor imobiliário?

Precificação por M² - 3 de janeiro de 2024


Saber como funciona a precificação por m ² na hora de comprar ou investir em um imóvel pode ser uma estratégia importante para a acertar na escolha.

Afinal, este cálculo se baseia não apenas no valor do imóvel em si, mas leva em consideração uma série de outros fatores externos, que podem variar de região para região e, consequentemente, influenciar os preços de uma negociação.

E para entender um pouco melhor sobre precificação por metro no setor imobiliário, nós preparamos este post com algumas dicas e informações úteis sobre o tema.

Vamos conferir juntos? Então, boa leitura!

 Por que se utiliza uma precificação por M² no setor imobiliário?

A precificação por M² é um padrão utilizado no setor imobiliário ao redor do mundo e funciona como um indicador para compor os preços e avaliações na compra e venda de imóveis.

Dessa forma, esse método ajuda a elaborar e definir o valor ideal de uma negociação, levando em consideração diferentes fatores, tais como o tamanho da propriedade, sua localização, infraestrutura do prédio e região, valorização etc.

Logo, é fundamental entender que a precificação por M² é algo variável e flexível, podendo seguir uma média geral em cada região, mas mudando de preços conforme as características de cada imóvel.

Por fim, vale destacar que a precificação por M² no setor imobiliário não tem a ver com o custo unitário de construção, já que este cálculo se baseia na compra de materiais e na mão de obra contratada.

 E o que influência a precificação por M² na negociação de imóveis?

Como bem destacamos, muito além do imóvel em si, a precificação por M² leva em consideração outros fatores, muitos deles externos.

E para entender melhor, separamos alguns exemplos do que pode influenciar este cálculo e, consequentemente, o custo final do imóvel.

  • Localização;
  • Infraestrutura do prédio;
  • Infraestrutura da região (mobilidade, segurança pública, comércio, áreas de lazer, etc.);
  • Tamanho do imóvel;
  • Características e estado de conservação;
  • Documentação.
  • E qual a importância de entender tudo isso?

Na prática, você não precisa necessariamente saber calcular a precificação por M² de forma exata, porém é muito importante entender como ela funciona e os fatores que podem influenciar na valorização – ou desvalorização – na hora de negociar um imóvel.

Em outras palavras, o preço por M² no setor imobiliário funciona como um indicador de extrema importância para um investimento, já que ele indica quanto vale o seu patrimônio e quanto ele poderá valer no futuro também.

Portanto, ao buscar investir em um imóvel, leve tudo isso em consideração e lembre-se que o preço do M² não é um custo, mas sim um fator estratégico e diretamente associado à valorização de seu patrimônio.

Em resumo, essas são algumas dicas e informações sobre a precificação por M² no setor imobiliário e a importância de entender como funciona esse método.

E se você curtiu o post e quer mais dicas, não deixe de conferir também nosso próximo post e saiba o que esperar do setor imobiliário em 2022.