Diferenças entre consórcio e financiamento na hora da compra de um imóvel

Tendências para o mercado imobiliário - 4 de janeiro de 2024


Quem pretende comprar um imóvel novo, tem duas opções disponíveis no mercado em relação ao modelo contratado para o pagamento das parcelas: financiamento e consórcio imobiliário.

No entanto, apesar de ambos serem amplamente oferecidos aos interessados, é muito comum haver dúvidas sobre o funcionamento de cada um deles e, claro, sobre qual seria o mais vantajoso para cada caso.

E pensando justamente nisso, nós preparamos este post com dicas e informações úteis para destacar as principais diferenças entre consórcio e financiamento na hora de seu investimento.

Vamos conferir?

Afinal, o que diferencia o consórcio de um financiamento de imóveis?

Para entender as diferenças entre consórcio e financiamento de imóveis, vale destacar que ambos, além de uma modalidade de compra, são também uma forma de investimento futuro.

No entanto, o que os diferencia são as formas de funcionamento na prática. Por exemplo, em um consórcio, você paga uma parcela mensal para se tornar consorciado e, por meio de lances e sorteios periódicos, há chances de você ser contemplado e receber o valor total da carta de crédito ou adquirir o bem naquele momento.

Já em relação ao financiamento, a aquisição é imediata. Ou seja, a partir do momento que você é aprovado e assina o contrato, já poderá usufruir do bem adquirido e continuar pagando as parcelas devidas até o final do contrato.

Consórcio ou financiamento: qual a melhor opção?

Na verdade, não há uma resposta única para esta pergunta e, portanto, vai depender muito de seus objetivos com o imóvel.

Um consórcio pode ser mais vantajoso para quem não necessita ocupar o local de imediato e quer aproveitar parcelas mais flexíveis para, em um dia, poder usufruir da propriedade.

Sendo assim, é como um investimento futuro, para aposentadoria ou para os filhos, por exemplo.

Já o financiamento, como bem vimos, não há lances e sorteios para poder usufruir do bem! A partir da assinatura do contrato, o imóvel já é seu! Assim, de imediato, você já poderá morar ou alugar a qualquer momento.

Quais são as principais vantagens de cada modalidade?

Agora que você já sabe as principais diferenças entre consórcio e financiamento imobiliário, podemos destacar algumas das principais vantagens que cada uma dessas modalidades oferece na prática.

Confira!

Consórcio – parcelas mais flexíveis, prazos mais extensos, juros e correções menores, possibilidade de ser contemplado em pouco tempo;


Financiamento – usufruto imediato do bem, possibilidade de fazer renda assim que adquire o imóvel, mais flexibilidade para venda ou negociação após o início do processo.

Em resumo, essas são as dicas e informações básicas sobre as diferenças entre consórcio e financiamento de imóveis e quais as indicações em cada uma dessas modalidades disponíveis no mercado.

E se você gostou e quer conferir algumas opções de imóveis à venda em São Paulo com total flexibilidade para pagamento, acesse o site da Imobiliária Balbás e confira o nosso catálogo completo.